Escassez no Mercado Automóvel

published on 16 February 2022

Muito se tem escrito e falado sobre a escassez de componentes que tem afetado o mercado automóvel desde o início da pandemia e o impacto que isso tem sobre o valor dos carros usados não só em Portugal, mas principalmente pela Europa fora.

Notícias e estudos recentes apontam para que o preço dos carros usados em Portugal nos últimos dois anos tenha aumentado em cerca de 20%, sendo modelos como o  Mercedes-Benz Classe A e o Renault Clio os que mais sofreram com a inflação dos preços.

É irónico e ao mesmo tempo espelha bem a situação atual do mercado quando em 2019 escrevíamos no nosso blog que os stands poderiam ter uma abertura para a sua digitalização e escoação de stock, três anos de diferença que contam com uma total mudança de paradigma. (https://importrust.com/blog/stands-automovel-e-acumulacao-de-stock/).

A comunicação social apresenta indicadores onde a maior referência nacional em termos de produção automóvel, a AutoEuropa, prevê uma produção de menos 53.000 mil unidades face a 2021 dada a atual escassez, traduzindo-se num corte de cerca de 22% na produção.

Para que esperar seis meses a um ano por um bem que vai estar a perder valor sem sequer chegar às suas mãos?

Nós na Importrust temos encarado este problema desde o primeiro momento, tentando fazer parte da solução, apresentando soluções de importação que não façam os clientes esperar até 12 meses, reduzindo grande parte das vezes os prazos de espera para menos de metade e poupando substancialmente face aos preços apresentados em Portugal.

A importação automóvel continua a compensar e tem tido cada vez mais peso nas vendas em Portugal, sendo uma tendência crescente nos últimos anos e com um aumento de praticamente 2% na importação de carros usados, num dos anos mais difíceis de que há memória para o setor automóvel não só em Portugal.

Francisco Espiñeira

Team Leader @ Importrust

Read more

Portuguese 🇵🇹