Evolução do Mercado de Carros Elétricos e Híbridos

published on 02 May 2022

Com a aposta das marcas em modelos mais amigos do ambiente, temos notado uma mudança no mercado, tanto na oferta como na procura.

Hoje em dia existem marcas que se dedicam somente ao comércio de viaturas elétricas e/ou híbridas como é o caso da Tesla ou da Smart.

Mas a mudança no mercado não está só nos veículos elétricos, mas também nos híbridos.

É necessário então fazer um breve enquadramento que diferencie as 2 modalidade:

  • 100% elétrico: as viaturas elétricas apenas possuem um motor, sendo exclusivamente movidos a energia elétrica;
  • Híbridos: os carros híbridos têm dois motores: um de combustão interna e outro elétrico. Existem ainda os híbridos plug-in, também com um motor de combustão interna e outro elétrico, sendo que a diferença para os modelos híbridos está, além de uma maior autonomia, na possibilidade de carregar a bateria através da tomada elétrica, tal como as viaturas 100% elétricas.

Passando ao tema que nos leva a escrever este artigo, é possível afirmar que a venda de carros elétricos e híbridos plug-in registou um aumento de 68.9% no nosso país em janeiro deste ano, face ao mês homólogo do ano passado, representando já uma quota de mercado (nesse mesmo mês) de mais de 22% do total de carros vendidos em Portugal.

Já a nível mundial é importante salientar que o ano de 2021 representou o primeiro ano em que se venderam mais carros elétricos do que híbridos, tendo sido vendidos 4,6 milhões de viaturas elétricas em todo o mundo.

Este número de carros elétricos vendidos representa um aumento superior a 2 vezes o vendido em 2020 e a 3 vezes o vendido em 2019.

Os carros híbridos apesar de terem sido ultrapassados pelos elétricos, também registaram uma subida de 35% de vendas passando para 3,1 milhões de unidades vendidas no ano de 2021.

No mercado de usados a tendência é a mesma, só em janeiro deste ano a procura por veículos elétricos usados registou um aumento de 30%.

Ao nível de marcas mais vendidas em elétrico e híbridos em Portugal, no mês de janeiro de 2022 a marca mais vendida foi a BMW, seguida pela Mercedes e fechando o top 3 encontrava-se a Peugeot.

Se procura um carro híbrido ou elétrico, não hesite e contacte-nos, para que a nossa equipa o possa esclarecer, de forma totalmente gratuita, sobre quais as vantagens e qual o melhor negócio para si.

Gonçalo Pina

Business Developer @ Importrust

Read more

Portuguese 🇵🇹