Qual o melhor país para a Importação Automóvel?

published on 07 August 2022

Existem diferentes mercados aos quais os compradores nacionais recorrem quando iniciam a pesquisa do carro que pretendem importar.

De acordo com a nossa experiência, que coincide com os mais recentes dados estatísticos sobre o tema, os mercados preferenciais para a importação automóvel são França e Alemanha.

O mercado Alemão tem cerca de 2 Milhões de viaturas à venda, sendo sem dúvida nenhuma o mercado europeu com maior oferta no comércio de automóveis usados.

Em 2020, o valor agregado deste mercado totalizou 103 mil milhões de Euros. A maior parte dos stands alemães já têm opções de videochamada para compras à distância e a reputação online é o que diferencia os bons stands, de confiança, daqueles cuja reputação não é a melhor. Isto aufere uma maior segurança ao cliente.

Todos os stands, dos gigantes aos mais pequenos, estão familiarizados com o processo de venda para exportação e estão muito habituados a lidar com ele, dando que a exportação começa a representar cada vez mais uma percentagem importante do volume de negócios dos stands).

Já no mercado Francês existem boas oportunidades, nomeadamente em marcas como a Renault, Citroën e Peugeot. A barreira linguística poderá ser um problema ao comprar uma viatura à distância, pois os stands que vendem para exportação não são de grandes dimensões e a falta de estrutura profissional pode dificultar o negócio.

O mercado Espanhol poderá também ser um bom mercado para a importação automóvel, mas alertamos para o facto de quase todos os carros estarem anunciados pelo preço de compra por financiamento. É necessário ver a descrição para saber qual o preço final do carro sem financiamento. Muitos stands estão habituados a vender para Portugal, mas alguns stands oficiais, como o da Volkswagen, ainda preferem não vender para exportação.

Outros mercados como o Italiano, onde também se encontram excelentes preços, podem não compensar devido à dificuldade de comunicação com os stands vendedores, e à distância do transporte necessário para que a viatura chegue a Portugal. Carregar um carro em Itália é relativamente complicado, e dispendioso, devido à escassez de rotas por parte das transportadoras automóvel.

A Importrust, com uma equipa fluente em todos os idiomas nos mercados em que opera, presta um serviço sem contratempos para o cliente, ultrapassando a barreira linguística.

Acreditamos que, nos próximos meses, apareçam mais opções para os clientes, sendo cada vez mais fácil comprar um carro à distância, com a maior segurança e comodidade possível.

É possível ver países como a Roménia, Hungria e Lituânia a entrar no mercado da exportação de usados, com excelentes preços e ferramentas online muito competitivas.

Como não poderia deixar de ser, pode contar com a Importrust, para uma assessoria em todo o processo de compra, importação e legalização do seu automóvel.

Veja aqui mais de 100 casos de sucesso.

                                                                  
António Eça

Managing Partner @ Importrust

Read more

Portuguese 🇵🇹