Há uns anos atrás, quando se pensava em comprar um automóvel, a solução óbvia era recorrer a um stand automóvel.
Isto acontece não apenas pelo facto de no nosso dia-a-dia darmos de caras com vários stands, pequenos ou grandes, mas também porque, para a grande maioria da população, não haver uma alternativa óbvia no mercado.
Contudo, os tempos mudaram e hoje em dia a ida a um stand automóvel deixou de ser mandatória. Nesta última década testemunhamos um decréscimo exponencial no número de stands. As marcas começaram a adotar soluções digitais e novas formas de apresentar os carros aos clientes.
Com o aparecimento do Covid-19 os stands ainda sofreram perdas maiores, e as vendas virtuais tiveram um crescimento acentuado. O online passou a dominar e assistimos soluções realidade virtual substituirem experiências reais
Os stands passaram, então, a ter uma maior concorrência e um grande volume de stock acumulado (que por um lado lhes permite ter uma maior oferta, limitada ao stock existente, mas por outro tornam-se num custo fixo muitas vezes insuportável, obrigando mesmo alguns a fechar).
Isto vai levar a que os stands se restrinjam a esses modelos, de modo a escoar as unidades em stock, e a que os clientes acabem por procurar a novas soluções, onde possam encontrar o carro que de facto procuram e não os carros que tenham para lhe oferecer.
Será isto uma mensagem que o mercado está a tentar passar aos stands? Será que os stands como os conhecemos têm os seus dias contados, ou vão à boleia, conseguindo assim acompanhar uma mudança de estratégia que há muito estava para se assumir como a nova base do mercado automóvel, e que graças a situação mundial entrou dez vezes mais rápido no nosso dia-a-dia.
A Importrust, estando um passo à frente, conseguiu acompanhar esta nova vertente, apostando numa estratégia únicamente digital, onde o cliente pode escolher o carro que pretende e tê-lo entregue à porta de casa sem ter de sair do lugar.
A aposta em soluções digitais é uma tendência emergente e uma coisa é certa: quem não se adaptar a esta nova geração virtual vai sentir grandes dificuldades, maiores do que as que hoje sentimos devido ao Covid19.
Salvador Carvalho
Business Developer @ Importrust