Gasóleo VS Gasolina: Como escolher o mais adequado às minhas necessidades

published on 08 November 2022

Com os valores dos combustíveis a sofrer alterações constantes, e com o mercado dos elétricos a não convencer todas as pessoas (e todos os bolsos), é fulcral saber avaliar qual o combustível mais adequado tendo em conta a utilização que dá ao seu carro.

Assim, de forma a perceber qual o combustível mais adequado, é importante perceber o uso que vamos dar à viatura, a média de quilómetros a realizar anualmente e as características da própria viatura.


As viaturas a gasolina dentro da mesma gama, quando comparadas dentro do mesmo nível de equipamento e potência, têm a tendência a ter, de um modo geral, um preço inferior quando comparadas com uma viatura a gasóleo.

Para uma visão mais ampla dos custos poderá verificar, através da tabela que se segue, uma comparação feita entre uma viatura nova com o mesmo nível de potência, alterando apenas o combustível:

TabelaPeugeot-opmcg

Conseguimos, assim, concluir que por cada 10.000km efetuados no Peugeot 308 a gasóleo poupa cerca de 139,21€ em combustível. 

Mas e se olharmos para o cômputo geral da poupança? A diferença dos dois carros em termos de preço, é de 4.000€, o que significa que, tendo em conta a poupança a cada 10.000km, para compensar o investimento na viatura a diesel, terá de percorrer cerca de 287.335km.

A título de exemplo, uma pessoa que faça cerca de 80km diários, ou de 25.000km anuais irá demorar pouco mais de 11 anos a compensar a diferença.

                                                                  
João Gomes

Business Developer @ Importrust

Read more

Portuguese 🇵🇹